O que é Cirurgia Ortognática?

A cirurgia ortognática causa grande preocupação em muitas pessoas, pois acha-se que ela é um ´´bicho de sete cabeças“. Tenho que concordar que é uma cirurgia de grande porte, com um pós operatório de 20 a 30 dias e que comumente, faz alguns pacientes adultos desistirem do tratamento.

Mas afinal, o que é a cirurgia ortognática ?

A cirurgia ortognática é uma cirurgia das bases ósseas (maxila e mandíbula) quando elas não estão bem posicionadas, ou seja, quando o paciente tem uma desproporção facial ou deformidade causada pela mandíbula e/ou maxila.

Existem vários tipos de cirurgia, podendo ser horizontais, verticais ou transversais.

Para a cirurgia ortognática poder ser realizada, existe um preparo ortodôntico anterior ao procedimento cirúrgico. Esse preparo dura em média 12 meses e após esse período o paciente está apto a realizar a operar. Após a cirurgia temos de finalizar o tratamento ortodôntico e essa finalização pode levar até 12 meses após o procedimento.

A ortognática é realizada em hospital com um especialista em cirurgia bucomaxilofacial/ cirurgião cabeça e pescoço.

É interessante que juntamente com o Ortodontista e o cirurgião bucomaxilofacial, o paciente faça um acompanhamento com a fonoaudiologia e acompanhamento psicológico.

A cirurgia ortognática é bastante comum em nossa clínica, temos em nossa história centenas de casos cirúrgicos, com fotos, radiografias e acompanhamento ao longo dos anos.

Abraços,

Carlos Henrique Carvalho